1 2 3 4 5 6 7 8 9 memorial
e.e. jardim colonial
são paulo-sp, 2004
Este projeto, solicitado pela Fundação para o Desenvolvimento da Educação de São Paulo, parte de duas premissas, uma construtiva e outra relativa ao uso: a utilização de estrutura em peças pré-moldadas de concreto e a ocupação do edifício por crianças com não mais de dez anos de idade.
 
Apesar de os desníveis do terreno sugerirem uma implantação em três pavimentos, foi definido que as crianças deveriam utilizar no máximo dois pavimentos, de modo a facilitar o gerenciamento da escola e minimizar riscos. Como solução o acesso de alunos foi implantado no nível médio do terreno e a baixada junto à esquina da avenida João Alves Soares e Dovílio Prevata ficou reservada à administração da escola, que possui acesso independente.
O conjunto foi implantado em L para definir o desenho do quarteirão ao longo da avenida principal e da rua transversa, que, hoje, sem asfaltamento ou calçada, é pouco mais que uma indicação na terra. Preserva-se assim o núcleo esportivo no interior do quarteirão, numa atmosfera doméstica.
 
O térreo acumula as funções de uso coletivo como recreação e refeitório, articulador pelo espaço coberto de estar que é transposto pelo eixo principal de lazer do edifício, que parte do largo de acesso dos alunos – após a suave rampa que corrige o nível até a calçada – cruza o estar coberto e continua até quadra.
 
A rígida modulação das peças pré-moldadas possibilitou  que os fechamentos das faces longitudinais dos dois blocos estivessem recuados em relação aos pilares e à cobertura . A circulação das salas de aulas, no pavimento superior, é propositadamente aberta e se volta à praça conformada pelos dois blocos da escola. Esta mesma praça, que tem como principal evento a quadra, conta com o edifício já existente da escola de ensino médio que, num patamar mais acima do mesmo terreno, faz contraposição à nova intervenção e torna clara a leitura do espaço criado.
 
Arquitetura: B Arquitetos
Felipe Noto / Maira Rios / Paulo Emilio Ferreira
+ Katia Holz / Leonardo Sette (modelo)
 
Localização: Cidade Dutra - São Paulo-SP
 
Área: 85m²
 
Estrutura: Cepollina Engenheiros Consultores
 
Solos: Zaclis Falconi (consultoria)
 
Data do projeto: 2004