1 2 3 4 memorial
moradia estudantil - unifesp sjc
concurso nacional de arquitetura, 2015
O conjunto proposto para a residência estudantil do Campus da UNIFESP de São José dos Campos desenha importantes conexões no território com a criação de um espaço para convívio dos estudantes, funcionários e professores.
O acesso ao conjunto pode acontecer desde o campus ou pelo acesso viário sudeste (Rodovia Presidente Dutra) ou sudoeste (bairro), por onde é possível  trafegar o transporte público (ônibus) e individual (carros e bicicletas).
O ingresso ao conjunto é feito por meio dos espaços de uso coletivo geral, com equipamentos de lazer, reunião e serviços abertos a toda a comunidade do campus. Estes espaços estão organizados em um edifício bastante permeável, com diferenças entradas. O acesso mais franco acontece a partir da praça de convívio e cineclube-assembleia que configuram um amplo espaço de estar e reunião, capaz abrigar encontros estudantis, projeção de filmes, shows e outras atividades coletivas.
A partir destes espaços coletivos, o acesso às áreas restritas ou núcleos de moradia acontece por um núcleo de circulação vertical que conecta as ruas de acesso às habitações e áreas de estudo e convívio dos moradores.
A circulação avarandada em torno de um pátio verde favorece o encontro entre os moradores dos diferentes quartos e usuários das salas de estudo e convívio. Esta solução também  garante ventilação e conforto térmico em um município de altas temperaturas ao longo de todo ano, como é  São José dos Campos.
Os quartos menores atendem com conforto as necessidades de um estudante universitário. O núcleo compartilhado de áreas molhadas para quatro quartos estimula o convívio e organização dos estudantes. Há quartos compartilhados, quartos adaptados a portadores de necessidades especiais (PDE) e quartos familiares (duplex com dois dormitórios). A disposição de todas as tipologias ao redor do pátio central garante a convivência permanente entre os diferentes grupos de moradores. Áreas de estudo em cada pavimento permitem o encontro na escala da vizinhança imediata; o pé direito duplo permite a comunicação direta entre os pavimentos que atende.
Garante-se a preservação do ecossistema favorecendo espaços para convívio e atividades ao ar livre e espaços construídos de onde é possível ver e contemplar as qualidades ambientais naturais.
A construção implanta-se no terreno de modo a proteger das áreas sensíveis e o solo natural, com poucos apoios. A topografia acidentada é respeitada pela implantação dos dois corpos principais. O bloco público se acomoda no terreno em aclive, enquanto o bloco restrito se ergue sobre pilotis, garantindo grande permeabilidade e manutenção de área verde no seu interior. O respeito não apenas à topografia, mas às condições climáticas, é premissa do projeto. Com a criação de um pátio sombreado, e o bloco residencial solto do chão, garante-se a eficiente circulação do ar. Elementos de proteção contra a incidência direta de luz solar (brises), varandas e o sombreamento da lajes de cobertura também contribuem para o conforto no interior das unidades. As áreas a serem pavimentadas deverão empregar materiais que possibilitem o máximo de permeabilidade.
 
A economia de recursos se estende ao sistema construtivo em elementos pré-fabricados, duráveis, de fácil manutenção e substituição, além da implantação de sistemas de reuso de água e energia solar. A adoção da pré-fabricação na construção foi opção ainda para dar flexibilidade ao conjunto, com possibilidade de integração entre unidades e futuras alterações de layout.
Os percursos e as visuais propostas valorizam a paisagem existente e incentivam o convívio dos moradores com as áreas de preservação ambiental que envolvem a ‘ilha’ construída em uma área de cursos d´água.
Um conjunto de programas públicos, aberto à comunidade da Unifesp de maneira efetiva. O edifício é passagem e permanência, estabelece um contato respeitoso com o ambiente do campus ao mesmo tempo em que oferece novas possibilidades de fruição daquele espaço: novas cotas de contemplação da paisagem, novas praças que abrigam a vida coletiva.