1 2 3 4 5 6 7 8 9 memorial
renova sp | área de provisão antonio sampaio
projeto vencedor de concurso nacional de projetos | são paulo, 2011
A construção da habitação é a oportunidade maior de se desenhar a cidade. Áreas de provisão devem compreender o tecido urbano em que são inseridas, de modo a complementá-lo e transformá-lo. O desafio é evitar ilhas de exclusão e a criação de uma categoria apartada da morfologia urbana; o quanto possível, pensar o próprio edifício como elemento de fronteira entre público e privado.

Trazer o passeio público para o interior dos lotes, multiplicar vias e caminhos e, portanto, a vida urbana. Desenhar as áreas de convivência – programa fundamental à habitação coletiva – em duas condições: a praça da rua (em que se formalizam acessos, endereços e a notícia da vida comunitária para o restante da cidade) e a praça do conjunto (reclusa, e garantida aos moradores).

A área de provisão Antonio Sampaio apresenta condições topográficas únicas, permitindo acesso principal por via em cota superior, a partir da qual se sugere uma praça pública e grande escadaria que conecta dois níveis do bairro. O acesso principal, pela via Comandante Antonio Sampaio, abriga térreo comercial, e apartamentos especiais, além dos acessos à edificação proposta em nível intermediário, solução clássica que dispensa o uso de elevadores.

B ARQUITETOS + ZEHBRA ARQUITETOS

Equipe:
Arq. Maira Rios
Arq. Felipe Noto
Arq. Paulo Emilio Buarque Ferreira
Arq. Jordana Zola
Arq. Mariana Alves de Souza
Arq. Guilherme Petrella
Colaboradores: Arq. Nicolau Peric de Freitas, Arq. Mirela Caetano, Arq. Fernando Boari, Arq. Daniele Queiroz e Gabriel Esteves (estagiário)