1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 memorial
residências em marília
são paulo-sp, 2008
O desafio do projeto de uma casa sem usuário definido é também sua grande virtude: a flexibilidade. É este o ponto de partida: uma construção que se desenha de maneira simples, sem maiores recursos materiais ou exigências de mão de obra. Em paralelo, há a preocupação com a severa convivência com o clima, que exige atenção com o sombreamento e a proteção contra o calor excessivo.
 
Lançado sobre estas bases, o projeto de casa sem cliente cria a possibilidade para 03 ou 04 quartos em uma área de 107m² (mais garagem), dispostos ao redor de um pátio que - contido na construção - garante abertura da casa para um jardim protegido do calor; no mesmo sentido, surgem as pequenas varandas que recuam as janelas dos quartos protegendo-as. 
 
Essa implantação permite, ainda, a ampliação com um novo módulo anexado à casa, agregando ao programa um novo quarto no andar superior e uma saleta no térreo com vocação à escritório. 
 
Como resultado, é proposta uma estrutura leve em aço, que contribui com a eficiência do processo em época de escassez de cimento e baixa no preço do metal. Sua maior vantagem, no entanto, é garantir uma construção rápida e limpa.