1 2 3 4 memorial
renova sp | cabuçu de baixo 5
segundo lugar em concurso nacional de projetos | são paulo, 2011
A ocupação urbana junto à Serra da Cantareira ultrapassou o limite desejável. Procuramos rever seus limites, com a recuperação ambiental em áreas de ocupação recente.
 
Propomos a implantação de novos equipamentos de fronteira com o intuito de garantir a preservação e educação ambiental. Propomos a requalificação do sistema viário principal aliado a um sistema de espaços verdes composto por: Parque Linear do Córrego Bananal, Caminho verde sob a Linha de Transmissão, Parque da Brasilândia e Parque Pedreira Clara Nunes.
 
A reestruturação e adequação das vias, escadarias e ruas internas com criação de áreas livres, busca estabelecer continuidade da malha urbana e reforçar centralidades. Prevê-se ainda a melhoria da conexão norte-sul, com criação de nova via coletora na antiga pedreira.
 
Além da implementação da rede de infra-estrutura e drenagem junto às calhas das vias e escadarias, indicamos a implantação dos Postos de Vizinhança como organizadores desses sistemas, onde o padrão convencional não tem espaço adequado para chegar. Esse reservatório elevado de água potável, com barrilete, relógios individuais de água, espaço para armazenamento de lixo (orgânico e reciclável), reserva de incêndio e poço de absorção, pode ser articulado a outros equipamentos, criando referências espaciais na comunidade.
 
Intervenções nos miolos de quadra conectam vielas e eliminam pontos cegos, propiciam obras de drenagem, provisão habitacional, espaços livres e equipamentos públicos.
 
No caso em que é imprescindível o remanejamento habitacional, abre-se uma frente de provisão habitacional, sempre no próprio perímetro. Prevê-se novos conjuntos no Parque da Pedreira e no loteamento Paraná. Nas moradias a serem mantidas, melhorias habitacionais são indicadas.
 
A urbanização de favelas não se restringe portanto à casa, deve associar-se aos equipamentos e serviços coletivos, o espaço privado cresce quando associado ao espaço público.

B ARQUITETOS + ZEHBRA ARQUITETOS
Equipe:
Arq. Maira Rios
Arq. Felipe Noto
Arq. Paulo Emilio Buarque Ferreira
Arq. Jordana Zola
Arq. Mariana Alves de Souza
Arq. Guilherme Petrella
Colaboradores:
Arq. Nicolau Peric de Freitas, Arq. Mirela Caetano, Arq. Fernando Boari, Arq. Daniele Queiroz e Gabriel Esteves (estagiário)